ESC Silicon Valley 2012 – Dia 1

- por Sergio Prado

Categorias: Eventos Tags: , , ,

O primeiro dia do evento foi bem tranquilo. Na verdade, a própria cidade de San Jose é bem tranquila. Talvez seja o frio!

Mas lá dentro do centro de convenções as coisas estavam bem quentes. Enquanto as empresas preparavam seus quiosques para a exposição que só começa amanhã, o dia foi recheado de mini-cursos.

E o problema era exatamente escolher qual mini-curso participar. Eram oito na parte da manhã, sete na parte da tarde, mais dois o dia inteiro. Na parte da manhã, participei do Hands-on do uCOS-III com o Matt Gordon da Micrium, com o tema “Fundamentals of Real-Time Kernels“. Na parte da tarde, assisti à ótima apresentação de Dan Saks com o tema “The Most Misunderstood Features of C“.

UCOS-III

A seção começou com pouca gente, talvez por causa do horário (começou pontualmente às 08:00). Logo de cara a infraestrutura me chamou a atenção. Como o mini-curso era no formato de hands-on, tinhamos cerca de 60 laptops, cada um com um kit bem legal da Renesas, que ao fim pudemos levar para casa.

O treinamento foi aplicado pelo Matt Gordon (quem foi no último ESC Brasil deve se lembrar dele), e estava dividido entre teoria e quatro atividades práticas:

  1. Usando o nova IDE da Renesas E2Studio (baseado em Eclipse).
  2. Criando e executando tarefas.
  3. Trabalhando com interrupções.
  4. Mecanismos de sincronização.

Foram 4 horas muito bem aproveitadas, com exercícios bastante didáticos, principalmente para quem esta começando ou pretende começar a trabalhar com RTOSs.

No final da apresentação conversei com o Matt, e ele me disse que tem a intenção de trazer este mesmo mini-curso para o ESC Brasil. Vamos torçer!

C NA VEIA

A palestra do Dan foi fantástica. Saí de lá querendo escrever meu próprio compilador! :)

O tema, numa tradução livre, foi “As funcionalidades mais obscuras da linguagem C“. Ele expôs com propriedade diversos conceitos da linguagem, mas num formato claro e direto. Definição e declaração de funções, passagens de parâmetros, qualificadores de tipo, declarações abstratas, strings, ponteiros e arrays, escopo, linkage e storage location, etc.

Se você acha que conhece tudo de C ou C++, devia assistir à uma palestra do Dan e rever seus conceitos! Eu o fiz! :) 

E com certeza o aprendizado que obtive nesta palestra irá gerar alguns artigos bem interessantes por aqui.

Hora de descansar. Amanhã tem mais!

Um abraço,

Sergio Prado

Faça um Comentário

Navegue
Creative Commons Este trabalho de Sergio Prado é licenciado pelo
Creative Commons BY-NC-SA 3.0.