CERTI NIO, a plataforma de IoT da Fundação CERTI

- por Sergio Prado

Categorias: Hardware Tags: ,

A Fundação CERTI, localizada no Campus Universitário da UFSC em Florianópolis/SC, é uma das mais conceituadas instituições de pesquisa e desenvolvimento de projetos eletrônicos do Brasil.

Na semana passada, eles lançaram no Catarse um projeto bem bacana chamado Certi NIO. A idéia é desenvolver no Brasil uma plataforma de hardware de tamanho reduzido para facilitar o desenvolvimento de soluções em Internet das Coisas e sistemas vestíveis (wearables), além de auxiliar na prototipação de produtos eletrônicos de forma geral.

Segundo a própria CERTI, a ideia surgiu para suprir a necessidade de uma plataforma de IoT para seus projetos internos. Mas eles acabaram percebendo que a solução poderia ser útil a vários desenvolvedores, então resolveram abrir o projeto à comunidade.

O hardware é baseado em um ARM Cortex-M4 da ST rodando a 180MHz, com 2MB de flash interna e 384K de RAM interna, além de uma memória SDRAM externa de 32MB e uma flash NOR QuadSPI de 32MB!

Como o foco desta plataforma está em soluções de conectividade, possui integrado o suporte a Bluetooth 4.2 e Wi-Fi 802.11(b/g/n). A placa possui também 6 GPIOs, 4 LEDs configuráveis, 4 ADCs, 1 DAC e um sensor IMU, além de suporte à conexão com display, câmera, Ethernet, USB, SPI, I2C, CAN e UART.

Segundo a página de divulgação do projeto, ele será 100% aberto (Open Hardware e Open Software), e o que me atraiu bastante foi a quantidade de memória disponível para uma plataforma microcontrolada, possibilitando por exemplo o uso do kernel Linux (sem suporte a MMU) e de sistemas operacionais de tempo real como NuttX, RIOT-OS e Zephyr, que são mais complicados de serem utilizados em sistemas com baixa quantidade de memória RAM e flash.

A campanha no Catarse já está no ar, e todos os recursos que levantarem serão utilizados na fabricação do hardware e no desenvolvimento do projeto.

Quem tiver interesse em ajudar no financiamento do projeto, é só acessar o site da campanha.

Um abraço!

Sergio Prado

Faça um Comentário

Navegue
Creative Commons Este trabalho de Sergio Prado é licenciado pelo
Creative Commons BY-NC-SA 3.0.