Aster, Ipê Cape e o novo kit de desenvolvimento da Embedded Labworks

- por Sergio Prado

Categorias: Treinamentos Tags: ,

Há quase três anos tenho utilizado nos treinamentos da Embedded Labworks uma plataforma de hardware baseada nos módulos da Toradex.

Com o módulo Colibri i.MX6, a placa base Viola e a placa de expansão Ipê Board, este kit de desenvolvimento tem sido perfeito para apresentar diversos treinamentos, incluindo Linux embarcado, Linux device drivers, Linux debugging e Yocto Project.

Mas está novamente na hora de mudar! :-)

Tenho trabalhado em alguns novos materiais de treinamentos nos últimos meses e em conjunto com a Toradex decidimos atualizar o kit de desenvolvimento para uma plataforma com mais recursos, portátil, fácil de transportar e mais amigável para os alunos.

Apresento então a nova plataforma de hardware que será utilizada nos treinamentos da Embedded Labworks!

Este kit de desenvolvimento é o resultado de uma parceria entre a Embedded Labworks, Toradex e Hensys. Ele é composto pelo módulo Colibri i.MX6, a placa-base Aster e a placa de expansão Ipê Cape.

Além de ser mais portátil e fácil de transportar, esta plataforma possui alguns periféricos interessantes como um microcontrolador ARM Cortex-M3 e um chip de criptografia. E a alimentação é feita por uma porta USB, que também fornece uma conexão USB/Serial. Desta forma, não preciso transportar para os treinamentos uma fonte de alimentação externa e um cabo USB/Serial.

O kit de desenvolvimento utiliza o módulo Colibri i.MX6 da Toradex, baseado no SoC i.MX6 DualLite da NXP, com dois núcleos ARM Cortex-A9 rodando a 996MHz, 512MB de memória RAM, 4GB de armazenamento interno (eMMC NAND Flash) e conector no padrão SODIMM200 (memória DDR1).

Devido à compatibilidade de pinos dos módulos da linha Colibri da Toradex, pretendemos em breve fazer um upgrade e migrar para um módulo baseado no i.MX8.

A placa-base Aster é compatível com todos os módulos Colibri da Toradex e possui diversas interfaces, incluindo USB Host, Ethernet, display RGB, VGA e leitor de cartão SD. Pode ser alimentada pela porta USB, que também provê uma interface USB/serial para acesso a uma das portas seriais do SoC.

Possui um barramento de 40 pinos que exporta o acesso a diversas interfaces de I/O do SoC (I2C, SPI, UART, GPIO, etc) e conectores compatíveis com os shields do Arduino e as capes da Raspberry Pi.

E foram os conectores compatíveis com os shields do Arduino e as capes da Raspberry Pi que nos permitiram desenvolver uma placa de expansão repleta de periféricos que chamamos de Ipê Cape.

Projetada e fabricada pela Hensys, esta placa de expansão possui diversos periféricos, incluindo 1 chave, 1 botão e 2 leds conectados a GPIOs, trimmer conectado em um canal A/D, buzzer conectado em um canal PWM, expansor de GPIO MCP23S08 conectado a um display de 7 segmentos, sensor de umidade e temperatura (SI7006) e IMU (Inertial Measurement Unit) com acelerômetro, giroscópio e compasso (MPU-9250).

Possui ainda um chip de criptografia (ST33TPM12I2C) e um microcontrolador ARM Cortex-M3 da ST (STM32F103) conectado ao processador via UART e I2C.

O projeto da Ipê Cape é aberto e seu código-fonte está disponível no meu GitHub.

Caso tenha interesse em adquirir esta placa, você pode entrar em contato com o João da Hensys.

Para mais informações sobre este kit de desenvolvimento e sobre os treinamentos da Embedded Labworks, é só entrar em contato comigo por e-mail ou deixar uma mensagem na página de contato da empresa.

Um abraço!

Sergio Prado

Sem Comentários

Nenhum comentário até agora... é a sua chance de ser o primeiro a comentar!

Faça um Comentário

Navegue
Creative Commons Este trabalho de Sergio Prado é licenciado pelo
Creative Commons BY-NC-SA 3.0.