[Livro] Real-time Operating Systems

- por Sergio Prado

Categorias: Livros, RTOS Tags:

Real-time Operating Systems (The engineering of real-time embedded systems) é um dos melhores livros que já li sobre os conceitos de desenvolvimento de software usando um sistema operacional de tempo real.

real-time-operating-systems

Escrito por Jim Cooling, o livro começa com conceitos básicos de sistemas multitarefa, aplicações baseadas no super loop e em interrupções, elementos de um kernel de tempo real, o escalonador e algoritmos de escalonamento. O autor usa uma linguagem simples e clara para descrever as deficiências de um sistema bare-metal e as vantagens do uso de um sistema operacional de tempo real.

Os próximos capítulos são focados nas funcionalidades providas por um kernel de tempo real, como gerenciamento de acesso concorrente à recursos com mutex, sinalização e tratamento de eventos com semáforos e comunicação por queues. Em cada capítulo, o autor procura mostrar padrões de projeto (design patterns) para a modelagem de aplicações com um RTOS.

Os últimos capítulos são bastante interessantes, focados em performance e uso de um RTOS em sistemas com múltiplas CPUs. É um livro que deve fazer parte da estante (virtual ou física) de todo desenvolvedor de software embarcado.

Bons estudos!

Sergio Prado.

Faça um Comentário

Navegue
Creative Commons Este trabalho de Sergio Prado é licenciado pelo
Creative Commons BY-NC-SA 3.0.