[Livro] Embedded Linux Projects Using Yocto Project Cookbook

- por Sergio Prado

Categorias: Livros Tags: ,

Em um universo ainda com poucos recursos de estudo sobre o Yocto Project, o livro Embedded Linux Projects Using Yocto Project Cookbook é uma ótima referência na área.

yocto

Escrito por Alex González e publicado em 2015 pela Packt Publishing, tem um foco bastante prático e direto, cobrindo diversas soluções para problemas e desafios comuns que temos quando trabalhamos com o Yocto Project. É didático e muito bem escrito, mas não é um livro para iniciantes. Se você está iniciando seus estudos no Yocto Project, aconselho ler antes o livro do Otávio e da Daiane, Embedded Linux Development with Yocto Project.

O primeiro capítulo cobre o básico do sistema de build, incluindo alguns tópicos bem interessantes como o compartilhamento do diretório de downloads e dos caches de compilação, o uso do build history, o gerenciamento de pacotes e a configuração de um servidor de pacotes, e a depuração do sistema de build.

O segundo capítulo é focado no desenvolvimento de BSPs, incluindo como criar uma camada de BSP e compilar o bootloader e o kernel. Já o terceiro capítulo cobre diversos tópicos comuns sobre o desenvolvimento de uma camada de software, incluindo a criação de receitas, customização do rootfs, utilização dos mecanismos de inicialização sysvinit e systemd, redução do tamanho das imagens e o trabalho com licenças de software.

O quarto capítulo é mais focado no workflow de desenvolvimento de aplicações, incluindo a geração de SDKs, integração com o Eclipse e o QtCreator, compilação de aplicações baseadas em autotools e cmake, e o processamento de receitas de aplicações desenvolvidas em Python e Java.

Por fim, o último capítulo cobre diversos tópicos relacionados ao suporte do Yocto Project na depuração e análise do sistema gerado, incluindo o uso do GDB e de diversas outras ferramentas como o strace, perf, ftrace, systemtap, oprofile, lttng e blktrace.

Enfim, se você é um entusiasta ou usuário frequente das ferramentas do Yocto Project, este é um livro obrigatório!

Bons estudos!

Sergio Prado

Sem Comentários

Nenhum comentário até agora... é a sua chance de ser o primeiro a comentar!

Faça um Comentário

Navegue
Creative Commons Este trabalho de Sergio Prado é licenciado pelo
Creative Commons BY-NC-SA 3.0.