Instalando as aplicações do Google no Android

- por Sergio Prado

Categorias: Android, Wandboard Tags: , ,

No último artigo descrevi o processo de compilação do Android para a Wandboard Quad. Com algumas pequenas alterações, o mesmo procedimento pode ser usado para compilar o Android para qualquer outra plataforma com suporte ao sistema operacional do Google.

O problema é que o código-fonte do Android disponibilizado pelo Google não vem com suas aplicações, como Google Play, Gmail e Youtube. Para você ter acesso à estas aplicações, é necessário certificar seu dispositivo através do Android Compatibility Program (ACP), que exige diversos pré-requisitos de hardware e software. Mais informações sobre esta certificação estão disponíveis em http://source.android.com/compatibility/.

Mas é claro que a comunidade sempre dá um jeito…:)

Os binários deste pacote de aplicações, também chamado de Google Apps, estão disponíveis na Internet. E podem ser usados livremente, desde que não se faça uso comercial deles.

Neste artigo vamos instalar estas aplicações na Wandboard Quad e fazer alguns testes de performance que vão exigir mais da plataforma, incluindo o jogo Angry Birds, um vídeo com resolução em 1080p e duas aplicações de benchmark. Será que a Wandboard Quad aguenta? :)

INSTALANDO O GOOGLE APPS

Baixe o Google Apps disponibilizado no site do Cyanogenmod e descompacte-o em um diretório da sua máquina. Atente-se para baixar uma versão compatível com a versão do Android que você esta usando. Em específico, eu baixei o arquivo gapps-jb-20130812-signed.zip para o Android 4.2.2 que estou rodando na Wandboard Quad.

Depois é só copiar o conteúdo do diretório system do Google Apps para a partição system do Android:

$ sudo cp -av system/* /media/system/

TESTES INICIAIS

Ao iniciar o Android com o Google Apps, a tela inicial de login do Google será exibida:

1

Após o processo de login, você terá acesso às aplicações do Google, como o Google Play:

2

Instalei e testei o Angry Birds, que rodou sem problemas:

Testei também o famoso Big Buck Bunny, com resolução de 1080p:

Instalei duas aplicações conhecidas de benchmark do Android (Antutu e Quadrant) para comparar a pontuação da Wandboard Quad com outros dispositivos Android.

Os testes com a aplicação Quadrant foram muito bem, deixando a Wandboard Quad em terceiro lugar:

4

Já os testes com a aplicação Antutu não foram tão bem assim. O primeira vez que rodei a aplicação, a placa reiniciou sozinha nos testes da GPU. Já na segunda vez que rodei, os testes foram executado até o fim, mas a pontuação não foi muito boa, ficando em décimo lugar:

5

AVALIAÇÃO GERAL

No geral, o Android 4.2 esta rodando muito bem na Wandboard Quad, incluindo a aceleração gráfica. A experiência é muito boa, sem nenhum tipo de travamento ou lentidão na execução das aplicações. Encontrei alguns problemas específicos, todos contornáveis, como instabilidade na conexão Wi-Fi.

De qualquer forma, a Wandboard Quad me parece ser uma ótima opção para se trabalhar com o Android. Vamos agora acompanhar a evolução do projeto e da comunidade.

Um abraço,

Sergio Prado

Sem Comentários

Nenhum comentário até agora... é a sua chance de ser o primeiro a comentar!

Faça um Comentário

Navegue
Creative Commons Este trabalho de Sergio Prado é licenciado pelo
Creative Commons BY-NC-SA 3.0.