Freescale Technology Forum 2014 – Dia 4

- por Sergio Prado

Categorias: Eventos Tags: ,

Lá se foi meu primeiro FTF, deixando boas recordações e a impressão de ser um dos melhores (se não o melhor) evento da área que já participei.

O dia foi curto mas intenso, com um keynote muito inspirador e duas palestras de 1 hora.

O keynote foi apresentado por Dean Kamen. Um cara bastante simples e com uma capacidade de criação incrível, que em mais de 30 anos, tem usado a tecnologia para melhorar a vida das pessoas.

20140411_083511

É o fundador da DEKA Research & Development Corporation, responsável por criações como o Segway Human Transporter e o iBOT Mobility System, feito para auxiliar a locomoção de deficientes físicos.

É também o idealizador da FIRST, uma organização feita com o intuito de incentivar os jovens a se interessarem por ciência e tecnologia.

A FIRST leva anualmente centenas de milhares de jovens à uma competição de robôs por todo o país, despertando em muitos deles o interesse por ciência e tecnologia. Um vídeo narrado por Morgan Freeman mostra o tamanho do evento e desta organização. É um exemplo claro de como não precisamos depender do governo para mudar a educação do país.

PALESTRAS

A primeira palestra que assisti foi sobre práticas de programação em ambientes multicore. A idéia é definir um padrão para o desenvolvimento de sistemas multicore, onde um kernel (ex: Linux) rodando em um core pode trocar dados e sincronizar com outro kernel (ex: FreeRTOS) rodando em outro core.

20140411_093523

O padrão é mantido pela Multicore Association, que inclui diversas empresas da área como Freescale, Texas Instruments, Broadcom, National Instruments, Qualcomm, Renesas, Wind River, etc. O padrão é aberto e está disponível para download.

Depois assisti uma palestra sobre as funcionalidades de segurança no i.MX6. Tema bem interessante, mas faltou didática e tempo ao palestrante para explicar com mais detalhes o funcionamento de algumas funcionalidades como boot seguro, criptografia, debug seguro e hardware firewall disponíveis no i.MX6.

20140411_105419

IMPRESSÕES GERAIS

Ótimo evento, infraestrutura excelente e público-alvo bem focado e direcionado aos profissionais da área. Foram quase 2.000 pessoas segundo o feedback que recebi dos organizadores do evento.

Muitas opções de palestras para assistir, com mais de 15 trilhas acontecendo ao mesmo tempo. Gostei da maioria das palestras que assisti, boa parte com temas bem interessantes. É verdade que, em algumas delas, faltou um pouco de didática por parte do palestrante.

Muitas demonstrações interessantes dos expositores no Tech Lab, que ficou bastante movimentado durante as paradas na hora do almoço e no final do dia. Aproveitei para fazer muitos contatos e plantar algumas sementinhas por aqui. Se uma das sementes crescer, voltarei no próximo ano como palestrante…:)

Até mais FTF!

Um abraço,

Sergio Prado

Faça um Comentário

Navegue
Creative Commons Este trabalho de Sergio Prado é licenciado pelo
Creative Commons BY-NC-SA 3.0.