Freescale Technology Forum 2014 – Dia 2

- por Sergio Prado

Categorias: Eventos Tags: ,

O segundo dia do FTF2014 começou com o keynote de Gregg Lowe, presidente e CEO da Freescale.

20140409_084114

O keynote começou com 1 minuto de silêncio em respeito aos funcionários da Freescale que estavam à bordo do avião que desapareceu na Malásia.

Depois o keynote seguiu com algumas estatísticas da Freescale no mercado global de semicondutores, como o fato dela ser a número 1 em chips para a área automobilística nos EUA.

Alguns convidados foram chamados para mostrar projetos envolvendo tecnologias da Freescale, como o OrCam para deficientes visuais e um gateway chamado One Box desenvolvido em conjunto com a Oracle para soluções de IoT.

O keynote terminou com a apresentação divertida do VoiceLive, capaz de transformar você em uma banda completa! O vídeo já está no YouTube.

Como todo keynote de CEO, é possível ter uma idéia sobre onde a empresa está apostando suas fichas. E pelo keynote ficou a impressão de que a Freescale está apostando forte no conceito de IoT, com a linha Kinetis responsável pela interface com o mundo físico e aplicações de tempo real, a linha i.MX responsável por interfaces ricas e conectividade e a linha QorIQ, responsável pela infraestrutura de comunicação como gateways e switches.

20140409_135453

PALESTRAS

Ainda pela manhã participei de um hands-on sobre debugging em microcontroladores multicore. A seção foi realizada em cima do MPC5748G, um microcontrolador da linha Qorivva para o mercado automotivo, com 3 cores de arquitetura Power. Tinhamos 3 aplicações, e cada uma deveria rodar em um core e piscar um led. Mas uma das aplicações não estava funcionando, e utilizamos a ferramenta Trace32 para realizar o processo de depuração em um dos cores. Diversão pura! :)

20140409_103341

À tarde participei de uma palestra do pessoal da Wind River sobre o projeto Yocto. Nenhuma novidade.

Depois assisti uma apresentação de 2 horas bem bacana sobre os componentes do i.MX6 responsáveis pelo processamento gráfico, incluindo IPU e VPU. A apresentação incluiu tanto o lado teórico quanto a parte prática, através do desenvolvimento de aplicações em C se comunicando direto direto com a IPU via framebuffer para exibir imagens estáticas no display, e a utilização do gstreamer com aceleração gráfica para tocar vídeos em HD.

20140409_174106

NOVIDADES?

Não existe nenhuma novidade acontecendo por aqui. Nenhuma inovação ou tecnologia disruptiva. O que tenho visto é apenas uma evolução da tecnologia, que está possibilitando colocar em prática e transformar em produtos conceitos e idéias que antes seriam inviáveis.

Não existe também nada de novo em idéias como cloud e IoT. Os conceitos são antigos, mas agora viabilizados pela evolução da tecnologia. Chips menores, maior capacidade de processamento, mais memória e armazenamento, menor consumo, e por aí vai.

É nessa linha de pensamento que a Freescale lançou no FTF2014 novos microcontroladores incluindo o Qorivva MPC560xE para a linha automotiva, Kinetis K2, Kinetis V e novos processadores da linha QorIQ.

FAMOSO?

No final do dia vi minha foto em um dos telões do evento. Fiquei famoso? :)

IMG-20140409-WA0000

Amanhã tem mais!

Um abraço,

Sergio Prado

Faça um Comentário

Navegue
Creative Commons Este trabalho de Sergio Prado é licenciado pelo
Creative Commons BY-NC-SA 3.0.